Paul Klee
Comedians' Handbill, 1938 Paul Klee (German, 1879–1940) Gouache on newsprint; 19 1/8 x 12 5/8 in. (48.6 x 32.1 cm) The Berggruen Klee Collection, 1984 (1984.315.57) |
Paul Klee, suiço naturalizado alemão, foi pintor e poeta e por essa relação, ele se encaixa muito bem no contexto da arte e da literatura convergindo. Como um grande nome da arte moderna, não se vinculou exclusivamente a nenhuma corrente de vanguarda, porém foi influenciado por todas.
Dentro do contexto do século XX surgem vertentes que vão reconhecer que a origem da arte é imagética e que as artes plásticas e a poesia tem uma formação semelhante, isso favorece a visão de artistas e o mundo da arte para a união dessas duas. Nesse período é quando Paul Klee justamente começa a inserir a letra dentro de suas composições com características abstratas.
Ele começa a partir de 1920, uma arte de signos, caligráfica e voltada dentre outras coisas a plasticidade da letra, Klee aqui se aproxima das artes chinesas e japonesas pelo emprego do ritmo dos signos com os vazios.
Sabine Rewarld do departamento de arte moderna e contemporânea do MET(The Metropolitan Museum Of Art), vai ainda relatar que essa segunda obra tem como sua base uma folha de jornal que Klee cobre com tinta guache e enche de signos como letras, formas abstratas e outros elementos. O que seria uma ironia já que ele apaga a letra e o texto para cobrir com arte, a letra como material fora de seu significante e tornado mais um elemento da obra de arte.
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por Alice Leite Costa
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