quinta-feira, 28 de maio de 2015



Paul Klee




Comedians' Handbill, 1938
Paul Klee (German, 1879–1940)
Gouache on newsprint; 19 1/8 x 12 5/8 in. (48.6 x 32.1 cm)
The Berggruen Klee Collection, 1984 (1984.315.57)


Paul Klee,  suiço naturalizado alemão, foi pintor e poeta  e por essa relação,  ele se encaixa muito bem no contexto da arte e da literatura convergindo.  Como um grande nome da arte moderna, não se vinculou exclusivamente a nenhuma corrente de vanguarda, porém foi influenciado por todas.

Dentro do contexto do século XX surgem vertentes que vão reconhecer que a origem da arte é imagética e que as artes plásticas e a poesia tem uma formação semelhante, isso favorece a visão de artistas e o mundo da arte para a união dessas duas.  Nesse período é quando Paul Klee justamente começa a inserir a letra dentro de suas composições com características abstratas. 
 Ele começa a partir de 1920,  uma arte de signos, caligráfica e voltada dentre outras coisas  a plasticidade da letra,  Klee aqui se aproxima das artes chinesas e japonesas pelo emprego do ritmo dos signos com os vazios. 

Sabine Rewarld do departamento de arte moderna e contemporânea do MET(The Metropolitan Museum Of Art), vai ainda relatar que essa segunda obra tem como sua base uma folha de jornal que Klee cobre com tinta guache e enche de signos como letras, formas abstratas e  outros elementos. O que seria uma ironia  já que ele apaga a letra e o texto para cobrir com arte, a letra como material fora de seu significante e tornado mais um elemento da obra de arte. 
...............................................................................................
                                                                                                                             por Alice Leite Costa  

Nenhum comentário:

Postar um comentário