Cildo Meirelles
“Sempre que tentamos definir arte, confrontamos as
divisões entre o que é e o que não é considerado objeto de arte. O que me
atraiu no neoconcretismo foi a possibilidade de pensar sobre arte em termos que
não se limitasse ao visual” (MEIRELES
– 1993, p.13)
Em 1970, o artista realizou um de seus trabalhos mais
importantes, o projeto Inserções em circuitos ideológicos. Neste
trabalho, encontram-se duas abordagens, uma com interferências
em garrafas retornáveis de Coca-Cola, e outra em cédulas (cruzeiros e dólares).
O artista transferia para esses objetos frases de caráter político que eram
normalmente censuradas na mídia, como a pergunta, “Quem matou Herzog?”[1] ou
frases como “Yankees Go Home!”
Cildo. Inserção em Circuitos Ideológicos - 3.
Projeto Cédula , 1970 - 1976 . Fotografia p&b
Em outra obra o artista utiliza garrafas de Coca-Cola,
substituindo as informações do rótulo e insere instruções de como produzir um
coquetel molotov.
Cildo. Inserções em Circuitos Ideológicos - 2.
Projeto Coca-Cola , 1971 - Inscrições em garrafas de vidro.
24,5 x 6,1 cm Ø [cada garrafa]. Coleção do Artista
Projeto Coca-Cola , 1971 - Inscrições em garrafas de vidro.
24,5 x 6,1 cm Ø [cada garrafa]. Coleção do Artista
Postado por: Natália Ferreira de Souza
Fonte: cccv.org.br
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