segunda-feira, 22 de junho de 2015

Cildo Meirelles

Sempre que tentamos definir arte, confrontamos as divisões entre o que é e o que não é considerado objeto de arte. O que me atraiu no neoconcretismo foi a possibilidade de pensar sobre arte em termos que não se limitasse ao visual (MEIRELES – 1993, p.13)
Em 1970, o artista realizou um de seus trabalhos mais importantes, o projeto Inserções em circuitos ideológicos. Neste trabalho, encontram-se duas abordagens, uma com interferências em garrafas retornáveis de Coca-Cola, e outra em cédulas (cruzeiros e dólares). O artista transferia para esses objetos frases de caráter político que eram normalmente censuradas na mídia, como a pergunta, “Quem matou Herzog?”[1] ou frases como Yankees Go Home!

Cildo. Inserção em Circuitos Ideológicos - 3. Projeto Cédula , 1970 - 1976 . Fotografia p&b


Em outra obra o artista utiliza garrafas de Coca-Cola, substituindo as informações do rótulo e insere instruções de como produzir um coquetel molotov.
Cildo. Inserções em Circuitos Ideológicos - 2.
Projeto Coca-Cola 
, 1971 - Inscrições em garrafas de vidro.
24,5 x 6,1 cm Ø [cada garrafa]. Coleção do Artista

Postado por: Natália Ferreira de Souza

Fonte: cccv.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário