sexta-feira, 5 de junho de 2015

Écfrase

A Écfrase é uma descrição de obras de arte. Ela contribui para provocar o efeito de visualização do discurso verbal. O filósofo Filóstrato que começou a usar a écfrase em um de seus livros. Exemplo: Amores e outras imagens. O uso da écfrase, transforma os ouvintes e leitores em expectadores, pois ela descreve com os mínimos detalhes as pinturas, imagens, fotos, esculturas, etc. A écfrase deixa de ser um recurso e passa a ser um fim, tornando-se um gênero. A écfrase pode ser usada como melhor descrição da imagem, fazendo com que o leitor imagine os elementos descritos no texto. A seguir, usarei a écfrase para descrever uma foto.

A foto



Aquela foto que tiramos, numa fria noite de sexta-feira é a minha favorita. Não há nela photoshop, efeito ou curtidas que a tornaram tão especial, e sim, o fato de que ninguém pode vê-la. Só eu e você. Ninguém mais sabe como é aquela foto. Foto essa que me ligou a você de uma forma a qual eu ainda não entendo. Ficamos ligados, conectados como ninguém jamais ficou. Talvez as suas pintinhas deram a foto todo o charme que ela tem, ou foi a nossa pose incomum de quem se conhece intimamente. O triste e belo da foto, é que está somente em nossa memória. Ninguém jamais irá roubá-la de mim ou de você. Ela é nossa. Só nossa. Uma foto que contém toda nossa história. Que contém nós.

Autora: Emanuelle Feitosa

Postado por: Emanuelle Feitosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário