segunda-feira, 22 de junho de 2015


Larry Rivers



Larry Rivers (1923-2002), nome original Yitzroch Loiza Grossberg nasceu em 17 de agosto de 1923 em Nova York. Pintor americano cujas obras frequentemente combinava as vigorosas pinceladas pictóricas de Expressionismo Abstrato com as imagens comerciais do movimento Pop Art.
Rivers cedo desenvolveu um interesse em jazz, e depois de servir brevemente no exército durante a Segunda Guerra Mundial, estudou composição na Juilliard School of Music. Um de seus colegas Miles Davis, o apresentou a outros músicos de jazz e Rivers foi logo em turnê pelos Estados Unidos com grupos diferentes como um saxofonista de jazz. Em 1945, no entanto, foi dado um livro sobre a arte moderna e rapidamente descobriu que tinha um talento natural para a pintura. Suas primeiras pinturas foram exibidas em Nova York em 1949. O trabalho inicial de Rivers foi influenciado pela pintura expressionista abstrata, em particular a sua ênfase em pinceladas livres e espontâneas e efeitos de superfície. Apesar de manter este expressivo estilo, durante a década de 1950 ele começou a pintar retratos de sua família e amigos. 
Esta pintura é da esposa do artista, Clarice. Foi feito enquanto eles estavam vivendo em Paris e frequentando aulas de francês. Foi inspirado por um desenho utilizado em uma das lições para ensinar vocabulário para partes do rosto. As marcas de gotejamento e pinceladas largas fazer uma referência explícita à pintura expressionista abstrata. Mas, em contraste, aqui neste estilo emotivo é deliberadamente ligado com um assunto mundano.
Mestres Holandeses. Screenprint original da cor com extensa mão-coloração, 1991. Publicado pela American Images. Um exemplo claro e nítido. Rivers foi um dos primeiros artistas pop. Ao longo dos anos, ele tornou-se reconhecido como um dos mais importantes artistas americanos da segunda metade do século 20. Um exemplo maravilhoso da arte pictórica POP.
 Camel Quartet. Cor original litografia e serigrafia, 1978-1990. 50 impressões assinadas e numeradas. Impresso por Styria Studios & publicada por Marlborough Graphics.
 Preço: 4.000 dólares.
Big B Signs Up. Cor original litografia e serigrafia, 1976. Impresso por Styria Studios & publicada pela Transworld Art. Um Retrato americano 1776-1976, o trabalho mostra Ben Franklin fazendo assinatura da Declaração de Independência.




Postado por: Thayse Marques


Nenhum comentário:

Postar um comentário