A partir dessas telas, Mira começou a criar formas amplas e bem
contornadas; preenchidas apenas com cor, matéria ou superfície crua.
Progressivamente, as áreas vazias tornaram-se mais importantes do que as
partes em que ela figurava objetos. E essas áreas indefinidas começaram
a lhe atiçar a curiosidade. Os trabalhos eram feitos a partir dessas
áreas e sobre a sua indefinição.
Sua poética dependia menos da insistência em formatos e técnicas do
que em uma maneira de lidar com questões artísticas. A artista passa da
pintura para o desenho, desse para a instalação e para os objetos
tridimensionais. Muito bem preparada, ela talvez seja a que expandiu seu
pensamento em um maior número de modalidades visuais, usando como tema,
inclusive, as letras e símbolos gráficos.
Por essa diversidade, acredito que Mira tenha uma imagem de artista
experimental e inquieta. Aliás, ela investigava a sua poética à
exaustão.
SARRAFOS E OBJETOS GRÁFICOS
A justaposição de dois elementos simples nos sarrafos de
Mira Schendel, também consegue modificar nossa apreensão de um e de
outro. Essa série de trabalhos foi a última que a artista terminou.
Feitos em 1987, eles causaram profunda impressão em Sérgio Camargo, só
pra mencionar um vínculo factual entre os artistas. Tratava-se da
justaposição de dois elementos objetivos e aparentemente neutros: uma
superfície branca feita de têmpera e gesso e um barrote de madeira
pintado de preto. Sozinho seria apenas um anteparo branco e um ângulo
preto e grosso que não se diferenciaria de outros pedaços de madeira
pintada.
No entanto, quando a artista sobrepõe um sobre o outro, o contraste
torna-se muito evidente. O corpo branco deixa de ser visto como uma
superfície anônima na parede. Passa a ser um objeto que segura outro. Ao
mesmo tempo, eles se convertem em uma pintura. Quando o ângulo preto se
volta para dentro da superfície branca, ela parece aprofundar esse
plano. Quando aponta pra fora, torna-se relevo, e aparenta-se com uma
tromba de Sergio Camargo. O interessante é que, como nas monotipias de
Mira, essa intervenção também nos chama a atenção para a superfície,
tornando-a um campo muito mais vasto que a sua presença física e
ordinária poderia nos fazer imaginar.
Fonte: http://guaciara.com/2009/03/17/o-ano-mira-schendel/ Acessado em: 24/06/2015 às 08:50
Para distrair: O que mensagem a imagem abaixo que dizer?
Poste nos comentários sua resposta é muito importante.
Com estas imagens fecho uma pequena amostra de uma grande Artista, que mais uma vez ressalto escolheu o Brasil como pátria, e que sobretudo não ficou presa a forma, transcendeu... isso é Mira Schendel.
Postado por: Saulo Howstton
Aluno de Teoria Crítica e História da Arte
Na: Universidade de Brasilia.
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