QUE DIABOS SIGNIFICA ISSO?
Tudo começou no Futurismo Italiano (1909). No início do século XX, o Concretismo foi um pouco... tardio. Mas ao ocupar seu espaço, passou a mostrar todo seu espírito 'avant-garde', atravessando fronteiras e rompendo com a poesia figurativa, principalmente com os "caligramas" de Apollinaire, ooooooo redutor.
Em 52, poetas do grupo RUPTURA iniciaram a publicação da revista "NOIGANDRES", palavra retirada de um poema de Ezra Pound que era nada mais que uma provocação sem qualquer significado experimentando inovações na linguagem poética.
O conhecimento da obra de Pound teve grande importância para o grupo Noigandres, mas foi sobretudo o interesse de Pound pelo ideograma chinês e pelas teorias da tradução da poesia chinesa, com base no conhecimento dos estudos de Fenollosa, o que tornou essa importância específica.
A partir daí as ideias das vanguardas do início do século passado foram sendo organizadas e os primeiros resultados da proposta artística dos poetas Noigandres foram enfim concretizadas na revista.
Reprodução da primeira edição de Noigandres.
Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari eram os poetas responsáveis pela obra, ao lado de dois dos principais nomes do design gráfico no Brasil Geraldo de Barros e Alexandre Wöllner.
dias dias dias - Augusto de Campos
Haroldo de Campos: Nascemorre, 1958
Haroldo de Campos
Décio Pignatari
Poesia Concreta e Poesia Visual vivem se confundindo. E isso desde a chegada do movimento ao Brasil em 1956, que foi o primeiro a usar recursos visuais como marca de uma poética. Afinal, a Poesia Concreta é um ~estilo~ de Poesia Visual, mas a ^transcende^.
Conquistando admiração internacional e abriu caminho para novas discussões sobre a poesia, o poema e seu visu. O Concretismo cumpriu seu papel de assimilador dos desdobramentos artísticos internacionais, aproximando a pesquisa artística brasileira da produção internacional em evidência. Resultado também de uma interação entre os brasileiros com o suíço-boliviano Eugen Gomringer.
Para Philadelpho Menezes (1998), são características marcantes do Movimento Concretista brasileiro: o ideograma (apelo à comunicação não-verbal), a atomização (as palavras são desmanchadas, criando outras significações), a metacomunicação (simultaneidade da comunicação verbal e não-verbal), a polissemia (muitos significados) e a estrutura verbivocovisual (valorização do campo visual, do aspecto gráfico da letra, da cor e da disposição das palavras).
Fontes:
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