Cartaz Um - antes da interação com o receptor |
Esse conjunto de obras, Os Cartazes, é resultado de um contexto de disputa pelo Centro Acadêmico do Departamento de Artes Visuais da UnB (CAVIS), que foca no receptor, busca uma interação com este, e cria uma marca no tempo, pois os receptores no futuro lembraram do ocorrido no passado através de “Os Cartazes”.
“Os Cartazes” foram criados no fluxo do próprio acontecimento pelo artista brasiliense Tiago Barreto dos Santos em parceria com um consagrado artista de rua do Distrito Federal, de forma que a palavra é a ação, e o pensamento coisa, com uma clara sobreposição do texto em relação a imagem, e a imagem puramente existente reforça a ideia do texto “Chapa 1”.
Cartaz Dois - antes da interação com o receptor |
O contorno que o elemento artístico de “Os Cartazes” promove não separa e define elementos ideológicos e causas distintas entre as chapas concorrentes ao CAVIS, pois usa com empatia cores representativas que exprime a ideologia dos alunos da UnB e palavras de ordem que exprime seus anseios, a partir de uma indiferenciação generalizada cria a possibilidade de mais situações se agruparem através da tensão para gerar outros elementos.
A obra “Os Cartazes” cumpriu seu propósito com êxito, a interação do receptor com a obra foi total, pois o receptor interagiu com esta ao ponto de destruí-la, no próprio local da exposição, no final do ICC Sul, local onde a obra estava pregada com cola de madeira na coluna de concreto. O que restou foram apenas fragmentos de tecido e fotos.
Fragmento do Cartaz Dois |
Ausência do Cartaz Um |
Postado por Tiago Barreto dos Santos
Aluno de Teoria Crítica e História da Arte
Universidade de Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário