Marilá Dardot
"Queremos ao menos uma vez chegar ao lugar em que já estamos." - Martin Heidegger.
Marilá é uma artista contemporânea, suas obras são mais inclinadas para a representação da natureza e a crítica dessa com relação a produtividade atual. O que deixa visível tal caráter artístico, são suas criações, sejam elas esculturas, vídeos, livros de artistas e performances, atuando em conjunto ou não com a artista Cinthia Marcelle.
A Origem da Obra de Arte ( 2002):
150 vasos de cerâmica em forma de letras, terra, 12 tipos de sementes, instrumentos de jardinagem e texto em vinil, dimensões variáveis e técnicas mistas.
A obra abre ponto no quesito texto e imagem a medida que o espectador se aprofunde e reflita sobre os processos atuais produtivistas.
O título da obra faz referência a um clássico da Estética, a célebre conferência de mesmo nome do filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1976), proferida em 1936, na qual o pensador aproxima o conceito de arte daqueles de “verdade” e de “ser”, sugerindo que comecemos a entender a arte pela obra de arte.
Com isso, ela vive buscando temas entre tempo e a palavra(imagem 2), ai que obra se torna mais que estético, e isso deixa o tom de graciosidade para que o espectador se aprofunde ainda mais, ao ponto, em que as palavras tomem novos sentidos, consequentemente, uma nova leitura.
Postado por: Matheus de Freitas Soares.
http://www2.cultura.gov.br/brasil_arte_contemporanea/?page_id=175
Nenhum comentário:
Postar um comentário