quinta-feira, 2 de julho de 2015

Roy Lichtenstein

Roy Fox Lichtenstein (27 de Outubro de 1923 - 29 de Setembro de 1997) foi um artista americano conhecido por ser um dos primeiros artistas parte do movimento Pop Art. Seu trabalho definiu a premissa básica da Pop Art através da paródia, inspirando sua pintura em anúncios e histórias em quadrinhos.

Foi pioneiro num estilo de pintura que imitava a pintura industrial realizada originalmente por máquinas, realizando-as à mão.

"The closer my work is to the original, the more threatening and critical the content. However, my work is entirely transformed in that my purpose and perception are entirely different. I think my paintings are critically transformed, but it would be difficult to prove it by any rational line of argument."

"Quanto mais próximo meu trabalho se encontra do original, mais ameaçador e crítico é o seu conteúdo. No entanto, meu trabalho é totalmente transformado enquanto meu propósito e percepção são completamente diferentes. Eu acho que minhas pinturas são criticamente transformadas, porém seria difícil provar através de qualquer linha de argumentação racional." 
(Resposta de Lichtenstein às críticas ao seu trabalho devido à apropriação de cenas de quadrinhos)

Look Mickey (1961) - Pintura óleo sobre tela

Drowning Girl (1963) - Tinta acrílica e óleo sobre tela

Whaam! (1963) - Tinta acrílica e óleo sobre tela

‘I am nominally copying, but I am really restating the copied thing in other terms. In doing that, the original acquires a totally different texture. It isn’t thick or thin brushstrokes, it’s dots and flat colours and unyielding lines.’

"Estou literalmente copiando, porém estou recolocando a cópia em outros termos. Fazendo isso, o original adquire uma textura totalmente diferente. Não são pinceladas grossas ou finas, são pontos e cores planas e linhas inflexíveis."

Processo de criação da tela Whaam! (1963) em inglês: http://www.tate.org.uk/context-comment/articles/wow

Postado por: Marcus Vinícius F. Rossi
https://en.wikipedia.org/wiki/Roy_Lichtenstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário