quarta-feira, 1 de julho de 2015

JOAN BROSSA

(Barcelona, Espanha, 1919-1998)

Joan Brossa i Cuervo foi um poeta, dramaturgo, artista plástico e designer gráfico. Foi o inspirador e um dos fundadores do grupo e da publicação como Dau al Set (1948), uma das principais manifestações da arte contemporânea. Poeta total sem distinção de géneros, seu trabalho abarcou poesia, prosa poética, poesia visual, cinema, teatro, música, cabaré, design gráfico, mágica e circo. Publicou mais de oitenta livros de poesia, quatro livros de prosa, mais de trezentas cinquenta peças de teatro e mais de mil quinhentos poemas visuais.
Em seu trabalho literàrio ele optou por escrever só na sua língua natal, a catalã. Hoje tem sido traduzido para mais de quinze linguas.
Na década de 40, de quando datam os primeiros escritos de Brossa, seus poemas foram marcados pela prática de um peculiar neo-surrealismo. Nessa mesma década começou a fazer poemas com elementos visuais e alguns caligramas. Esse primeiro grupo de trabalhos verbo-visuais foi batizado pelo poeta como "poemas experimentais", pois o termo "poesia visual" ainda nem existia. Nessa época iniciou também a produção dos poemas cênicos - textos para teatro que englobam pequenas cenas, ações musicais e performances.
Brossa integrou o movimento de resistência à ditadura e a censura de Franco, na Espanha, chegando até a participar do Exército Popular da Catalunha e que teve grande influência das ideias anarquistas e socialistas do período da República Catalã (que antecedeu o franquismo). Exemplos desse espírito de resistência é o fato de que sempre escreveu em Catalão - língua que chegou a ser proibida durante a ditadura - vários de seus trabalhos da "linha mais política".
Sobre o processo de passagem da poesia visual até o poema objeto, Brossa afirmou que:
"Foi todo um processo. Eu comecei fazendo literatura com peruca, depois me concentrei na linguagem coloquial e depois passei ao objeto. Para mim a escrita e o trabalho com os objetos são ferramentas que me permitem colher a poesia, que como a eletricidade está em todas as partes, tem é que colhê-la. O poeta constrói pequenos veículos para transmitir a poesia. Duchamp encontrava uma coisa e a deixava assim. Eu gosto de alterar os objetos e fazer metáforas. Eu colho um fragmento da realidade mais comum, uma propaganda de um periódico, por exemplo, e gosto de tocá-lo um pouco, intervindo minimamente. Os objetos têm um sentido, eu o pego do cotidiano e lhe dou outro sentido, tratando de resgatá-lo dessa dependência funcional".
 A seguir fotos de algumas obras de Joan Brossa:
Sem Título, 1988
Cap de bou
Poema visual

É do cotidiano que Brossa retira sua matéria-prima. E o espaço cotidiano é um dos espaços onde atua e intervém, como se ali fosse seu palco ou sua folha de papel imaginária onde inscreveu enormes poemas transitáveis.
A relação entre Brossa e o cotidiano é coroada com a realização dos poemas transitáveis, pois, com essas enormes esculturas com letras e símbolos lingüísticos, o espaço público é ocupado definitivamente por sua poesia.
Poema visual transitable en tres parts, Velódromo de la Vall d'HebrónBarcelona.

A ajaguda amb peix, Mollet del Vallès.


Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Joan_Brossa
http://www.fundaciojoanbrossa.cat/obraDest.php?idmenu=3&menu2=7&submenu=11&id=142
http://www.baeditions.com/miscellaneous-artists/joan-brossa-24-prints.htm
http://www.fundaciojoanbrossa.cat/obraDest.php?idmenu=3&menu2=7&submenu=11&id=129
http://marcelonada.redezero.org/artigos/joan-brossa.html

Postado por Marcos Tiburcio
Aluno de Teoria Crítica e História da Arte
Universidade de Brasília

Um comentário:

  1. Muito ferra tem uma certa semelhança a a Mira de meus post..... gostei muito.

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